Skip links

Abertura de Franquia x Negócio Próprio

Nem todas as pessoas iniciam no mundo do empreendedorismo com uma ideia formatada do que fazer. Muitas vezes, existe apenas uma vontade de empreender e a dúvida “Por onde começar?”. Por esse e outros motivos muitos empreendedores debatem consigo mesmo entre abrir um negócio próprio ou entrar em uma rede de franquias.
Ambos proporcionam a liberdade de ser dono da sua própria empresa, existem algumas diferenças básicas que devem ser consideradas nessa tomada de decisão.

A abertura de um negócio próprio lhe dá autonomia total do seu negócio, sem a necessidade de seguir os padrões indicados pela franqueadora. O proprietário pode mudar a forma de divulgação, produto, modelo de loja, identidade da marca dentre outras coisas.

Por outro lado, na abertura de negócio próprio, o proprietário deve arcar com todos os custos acerca do seu negócio. Dentro de uma rede de franquia, os custos são divididos e reduzidos, pois tudo é adquirido coletivamente, além disso, na franquia o modelo de negócios já foi testado e aprovado.

Marketing e Marca

Talvez um dos principais diferenciais é o Marketing. O franqueado economiza na divulgação do seu negócio, pois a franquia já terá a marca construída no mercado. Além disso, as demais campanhas publicitárias têm custos reduzidos, pois o valor de investimento é dividida entre todos os franqueados através do fundo de propaganda. Estes gastos são muito mais altos quando é necessário criar uma marca do zero.

Taxa de Mortalidade

Há um alto risco na abertura de um novo negócio, segundo o SEBRAE, em 2016, a taxa de mortalidade de novas empresas em geral era de 23,4%. Já nas franquias essa taxa de mortalidade não ultrapassa 6%. Isso porque, a franquia possui um modelo de negócio já testado e aprovado pelo mercado.

Know-How

Um dos grandes motivos pelo sucesso das franquias é o Know-How que a marca possui. Quando o empreendedor inicia um novo negócio, há uma fase de tentativa e erro que a franquia já passou. Nesse caso, o franqueado já inicia a empresa sabendo o que pode dar errado e o caminho mais assertivo.

Suporte e Treinamentos

Antes de abrir a empresa, o franqueado recebe treinamentos e qualificações que o tornarão mais capaz de gerenciar a sua empresa. Além disso, o franqueado conta com um suporte que a nova empresa não possui, sendo assim, ele consegue se estabilizar dentro de meses e o proprietário independente pode levar anos.

Entre em contato conosco e saiba mais vantagens em ser um franqueado Água Imaculada.
A Água Imaculada é líder mundial no ramo de franquias de água. Também somos a maior franquia do México e maior microfranquia da América Latina. Ao todo, somos mais de 8.000 franqueados em países como México, Panamá, Colômbia, Chile, Peru, Panamá e, agora, Brasil. Nosso modelo de negócios foi reconhecido por grandes instituições como: Forbes, Harvard University, Endeavor, CNN Expansión, Ernst Young dentre outras.

Join the Discussion

Return to top of page