fbpx

Skip links

A escolha do ponto comercial é fator decisivo para o sucesso de uma franquia

O processo de empreender em um novo negócio envolve uma série de tomada de decisões. A princípios devemos definir qual o melhor setor, em seguida qual o melhor formato, então qual a melhor rede e por ai vai… Mas após a definição da franquia que iremos abrir, existe um passo de extrema importância: a escolha do ponto comercial. A localização da sua franquia pode definir o fracasso ou o sucesso do seu negócio, isso porque, o ponto comercial influencia diretamente nas vendas da sua unidade.

É importante estar sempre atento às orientações da franqueadora, pois ela detém o know-how do negócio, portanto saberá assessorar esta escolha. Porém, a responsabilidade dessa decisão é do franqueado.

Na escolha do seu ponto comercial é importante ficar atento não só a quantidade de habitantes mas sim todo o contexto do local. Aspectos como comportamento do consumidor podem afetar duramente o desempenho do seu negócio, caso possua um produto para um nicho específico do mercado.

Veja abaixo alguns itens importantes a se observar na escolha do ponto:

Aspectos legais

avaliar as regiões do imóvel, assim como documentação região, se é permitido estabelecimento comercial naquela região, etc;

Viabilidade financeira

o franqueado deve avaliar se aquele ponto possui um custo/benefício interessante para o desenvolvimento do seu negócio. A franqueadora normalmente orienta um determinado custo com imóvel para que não interfira no retorno de investimento projetado;

Vizinhança

Você pode se beneficiar ou se prejudicar com os vizinhos do seu ponto comercial, verifique a tradição dos seus concorrentes locais, o potencial de consumo da região e se aquela região é coerente com a identidade da marca;

Visibilidade

Seu PDV deve ser visto, por isso verifique a quantidade de exposição que seu potencial imóvel possui, como esquinas, fácil acesso pelas vias locais, possibilidade de grandes fachadas ou estacionamentos;

Perfil do Público

Além de avaliar a capacidade de consumo em volume, você deve avaliar se este bairro consome o seu produto, além de avaliar os principais horários de movimento no bairro.

Return to top of page