Skip links

Um franqueado, várias unidades

Existem diversos tipos de franqueados, mas dentre eles, iremos destacar dois tipos neste texto: os de primeira viagem e os com anos de estrada. Para os que empreendem pela primeira vez, é comum que possuam apenas um capital exclusivo para aquisição e desenvolvimento de uma unidade da rede de franquia escolhida. Na outra ponta, existem os empreendedores experientes que quando decidem por uma franquia, logo pensam em quantas unidades terão em determinado período de tempo.

Isso está relacionado diretamente ao plano de expansão da franquia e seja você experiente ou inexperiente neste ramo, é importante que seja estudada a estratégia de expansão que a franqueadora possui para a rede.

A franqueadora possui a responsabilidade de localizar bem as novas unidades para que uma não prejudique a outra. Porém a inauguração de uma franquia próxima a sua pode influenciar o seu faturamento. Este fato pode ser justificado apenas pelo comportamento do consumidor, por exemplo: Um consumidor que gosta muito do seu produto e vem até a sua loja para comprá-lo, porém ele mora em outro município, que é próximo ao seu. Então, inaugura-se uma unidade desta mesma franquia no município dele, precisamente na rua de baixo. Apesar de não ser distante a viagem até você, a viagem até a rua de baixo é mais rápida.

Portanto, é fundamental que você planeje a sua expansão dentro da rede de franquias, mesmo que não tenha o capital no momento, é interessante que a franqueadora abra novas unidades com empreendedores com relacionamento e confiança já estabelecidos.

Return to top of page