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Como Transformar Clientes em Fãs

Marketing possui três cenários históricos: o Marketing 1.0, Marketing 2.0 e o atual, Marketing 2.0. Estes se referem ao foco que é dados nas ações, no primeiro cenário o foco era o produtos, ou seja, a indústria. Nos dois últimos o foco é o consumidor, porém, no Marketing 3.0 o consumidor valoriza os aspectos humanos da sua empresa.
E não só isso, o consumidor 3.0 é altamente informado e conectado, por isso, ele não só consome seu produto como também faz avaliações e compartilha nas redes sociais. Por isso, ele confia na opinião de outros consumidores, que assim como eles, disseminaram as suas opiniões publicamente.
Este consumidor se apega a uma marca com a mesma facilidade que se desagrada com ela. Segundo dados da Accenture, 51% dos consumidores dizem que permaneceram comprando se a empresa simplesmente os reconhecesse e oferecesse uma gratificação pelo seu negócio. Por outro lado, basta apenas a demora na realização de um serviço que este passa a reclamar intensamente sobre sua empresa.
O especialista Marcelo Gonçalves afirma que “Para quem é fã de uma marca, o preço não é o fator mais relevante para definir uma compra. Fãs de uma empresa compram por causa do sentimento e do laço afetivo, da identificação que têm com uma marca”.

Existem passos básicos para tornar seu cliente um fã:

  • Tenha um cadastro atualizado com todos os seus clientes;
  • Faça atendimentos personalizados e não somente bons atendimentos;
  • Tenha funcionários envolvidos em promover uma experiência de compra única.

Conheça o seu consumidor: ele quer se identificar com a sua marca, então faça o possível para estabelecer uma relação de amizade com ele. Chame pelo nome, antecipe suas necessidades, crie ações específicas para o tipo de comportamento dele, desenvolva programas de recompensa;
Amplie seus canais de comunicação: Seu cliente quer falar e resolver o problema de forma rápida, portanto tenha múltiplos canais de atendimento, com respostas eficientes e assertivas;
Por fim, o mais importante lembrar é que o consumidor atual deseja viver uma experiência de consumo. Por isso, quando você cria situações inovadoras nesse momento, ele se apega mais fácil a você.

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