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O que é experiência de compra?

A experiência de compra pode ser boa ou ruim. Ser mal atendido, receber produtos com defeito ou atraso, não encontrar produtos são exemplos de uma péssima experiência de compra. Entretanto, quando abordamos esse assunto, falamos de experiência de compra positiva.

A experiência de comprar trata-se de um conjunto de percepções que o consumidor constrói ao realizar uma compra. Todos os elementos presentes na sua loja irão passar uma mensagem, e não só aqueles relacionados à estratégias de marketing.

É importante lembrar que experiência de compra não é marketing sensorial, entretanto, este recurso também é incorporado. Algumas lojas utilizam aromatizantes ou um estilo de música específico. Essas estratégias estimulam os sentidos dos consumidores, fazendo o que o ticket médio aumente. Os aspectos visuais da loja também são importantes como organização e incorporação da identidade da marca no ponto de venda.

Tenha em mente que seu cliente deseja realizar as tarefas de forma eficiente. Incorpore na sua loja sistemas que agilizam a compra e resolução de problemas, tenha uma equipe profissional, processos organizados e atendimentos humanos.

Além disso, implemente estratégias multicanais e não permita que o cliente esqueça de você, construa uma relação de amizade, crie oportunidades e antecipe as suas necessidades. A fidelização do cliente vem de uma boa experiência de compra. Vender não é o suficiente, é necessário superar expectativas e provocar sentimento nas pessoas.

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