Skip links

Importância do Treinamento nas Redes de Franquias

Todo o sistema de franchising é baseado na transferência de know-how de um negócio partindo da franqueadora para o franqueado. Ou seja, treinamento é parte fundamental para o bom funcionamento do negócio. É impossível mensurar qual o tempo necessário para ensinar à alguém – ou à um grupo de pessoas – conceitos e processos que levaram anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Ainda que pareça excessivo a utilização de recursos em disciplinar treinamentos por 5, 10, 20 dias ou mais, não realizar esse procedimento significa gastar tempo corrigindo erros que poderiam ter sido evitados através da capacitação.

Portanto, é importante levar em consideração diversos fatores para planejar o treinamento dos franqueados. O principal deles é o perfil dos participantes, pois ainda que o conteúdo seja o mesmo, a dinâmica do treinamento irá variar de acordo com o perfil dos participantes.

É indispensável a presença do franqueado em todos os treinamentos e reciclagens oferecidas pela franqueadora, sejam eles presenciais ou à distância. Neste quesito, ambos são necessários. O treinamento dá vida à manuais, portanto a virtualização desse material torna-os mais acessíveis, ainda mais se forem adaptados para outros formatos como vídeos. Entretanto, a existência de materiais digitais não exclui a necessidade do treinamento presencial.

É importante que o franqueado leve em consideração os programas de treinamento oferecidos pela franqueadora antes de entrar para rede. Parte de um modelo de negócios de sucesso envolve a sua repetibilidade e para que este seja repetível o treinamento precisa ser efetivo.

Saiba mais sobre o Centro de Desenvolvimento da Água Imaculada, fale conosco!

Return to top of page