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Avaliar a Satisfação do Consumidor na sua Microfranquia

Pesquisas de avaliação de qualidade do serviço são essenciais em qualquer negócio, mas podem ser ainda mais valiosas dentro de uma rede de franquia. Isto porque, os resultados de uma unidade podem oferecer insights para toda a rede, visto que os procedimentos são padronizados.

É comum os proprietários pensarem que sabem tudo sobre seus negócios, mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, por estar muito próximo da operação, o gestor não consegue enxergar o negócio como um todo e sim, apenas uma parte dele. As pesquisas oferecem a oportunidade de visualizar algumas opiniões que estão fugindo a atenção do franqueado.

Outro ponto importante é que seu consumidor, conhece a sua concorrência de forma diferente. Assim, consegue avaliar melhor se o seu serviço é de qualidade ou não. Ao receber elogios ou críticas de seus consumidores, o franqueado é mais assertivo na resolução de erros ou aperfeiçoamento de algumas ações.

Para obter resultados construtivos é preciso garantir que as pesquisas sejam bem feitas. Identifique qual seu objetivo com a pesquisa. É a qualidade de atendimento? Ou qualidade do Produto? Ou algo mais específico como assertividade na divulgação ou qualidade do design de embalagem.

Aqui você pode calcular o número de respostas necessárias para que sua pesquisa represente toda a sua base de clientes, sem que todos eles respondam. (Considere “População” como o número total de clientes na sua base)

O texto da sua pesquisa deve ser claro e objetivo, considere que nem sempre a pessoa que formulou a pesquisa será a mesma a aplicá-la. Portanto o conteúdo deve ser de fácil entendimento e explicação. Além disso, é importante determinar como a pesquisa chegará ao consumidor. Caso seja online, então deve-se atentar ainda mais na clareza das perguntas. Lembre-se que o ideal é que a pesquisa de qualidade seja simples de acessar e de responder.

Por fim, lembre-se que a pesquisa é muito útil para você, mas não tão interessante para o consumidor, que nem sempre deseja verbalizar a sua opinião. Portanto, crie recompensas para que sua pesquisa seja atraente e convidativa.

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