Skip links

O impacto das festas de final de ano no varejo

De acordo com o SPC-Boa Vista, o Natal deste ano deve apresentar um acréscimo de R$ 3,66 bilhões nas receitas do varejo e um aumento de 3,5% do volume de vendas em relação à mesma data de 2017. Ainda que o país viva uma incerteza política e econômica, a expectativa de crescimento de vendas se dá visto a condições favoráveis no setor de crédito. Visto que o bancos se mostram cada vez mais dispostos a aumentar a oferta de empréstimos, devido a baixa taxa de inadimplência.

O aumento de 2017 em relação a 2016 foi de 4,2%, ou seja, este ano o Natal deve impactar menos as vendas no Varejo. Os economistas do setor, justificam esse crescimento em menor escala, devido a alta adoção de campanhas do Black Friday que apresentaram alta de 4,7%. Sendo assim, é possível perceber que o desempenho de Novembro é superior à data mais esperada do ano pelos varejistas. Mas, especialistas ressaltam que isso é natural, visto que o Natal já é uma data consolidada no comércio e a Black Friday está chegando no mercado brasileiro agora.

Ainda que o índice de alta esteja levemente abaixo dos padrões, o final de ano tende a aumentar todos os setores, mas principalmente o varejo. Cabe ao empreendedor aproveitar essa época da melhor forma. Faça um planejamento prévio das suas ações e mantenha-se atento às tendências do mercado, novas ondas devem surgir a qualquer momento!

Return to top of page