Skip links

Empresário tem férias?

De acordo com a ISTOÉ o número de empreendedores com idade de 18 a 34 aumentou de 50% para 57%, ou seja, cada vez mais o desejo de empreender chega mais cedo no coração do brasileiro. Diferente do que acontece em outros países, o empreendedor jovem não herda a empresa de familiares, muitas vezes ele é o responsável por trazer a gestão de negócios para a família.

Um estudo realizado em 2017 pela MindMiners revela a motivação dos empreendedores brasileiros, 57% afirmaram que viam a empresa própria como a chance de ter mais liberdade e autonomia; para 53%, era uma oportunidade para crescer; 35% queriam deixar de ser funcionários e se tornar chefes. Este panorama demonstra o quão romantizado é o empreendedorismo no Brasil, visto que, ao abrir um negócio, é muito mais provável que você dedique mais tempo ao trabalho e menos tempo ao lazer.

Sendo assim, podemos então responder que não, empresário não tem férias?

É importante ter em mente que ser o chefe exige muito tempo, tanto em horários comerciais quando nos momentos de lazer, isso impactará seus finais de semana e também as suas férias. Caso possua um produto sazonal com altas vendas no verão e/ ou lojas de varejo, isso afetará ainda mais seus dias de descanso. Entretanto, não tirar férias é prejudicial a saúde, além disso, é importante que seu negócio e seus funcionários sejam capazes de sobreviver caso você fique alguns dias fora.

Portanto, planeje bem as suas férias para que seus cliente não fique na mão, seus funcionários tenham autonomia e você consiga seu merecido descanso!

Return to top of page