fbpx

Skip links

Organizando as finanças após as festas de final de ano

O fim de ano pode representar a luz do fim no túnel para se livrar das dívidas, ou, o descarrilamento do trem das finanças. Contas como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, IR dentre outros, se somam às festas de natal e réveillon, os finais de semana na praia e roupas novas, podendo tirar qualquer um do sério.
Caso ainda não possua este hábito, agora é a hora de colocar as suas dívidas na ponta do lápis, insira também as datas de vencimento e as taxas de juros. Dessa forma você consegue planejar os pagamentos deste mês e dos próximos, evitando imprevistos e garantindo sua reserva financeira.

Para IPTU e IPVA, a melhor forma de lidar com essa situação é pagar à vista. Isso exigirá certos sacrifícios nesses primeiros meses, mas a recompensa vale à pena. Dessa forma, você garante descontos e se vê livre dessa situação por mais um ano.
Entretanto, isso requer um planejamento financeiro prévio e nem sempre é possível. Neste caso, o melhor a se fazer é priorizar as urgências, efetue o pagamento do inevitável como água, luz, comida etc. e aquilo que gera juros como cartão de crédito. Nem sempre o pagamento à vista gera descontos, portanto é possível aderir ao parcelamento ou colocar em segundo plano. No caso do IPVA, só é interessante o pagamento a vista caso o desconto seja superior a 8%

Para compras de material escolar, a pesquisa e pechincha são indispensáveis, pois a diferença entre lojas pode ser grande. Inclua na sua pesquisa, as lojas virtuais e esteja atento aos valores de frete cobrado, a intenção é economizar. Nunca leve seus filhos para as compras e tente sempre comprar todos os itens em uma única loja, pois você pode obter grandes descontos ou facilidades na forma de pagamento se optar pelo parcelamento.
Agora se você já esgotou todas as formas para economizar e postergar suas dívidas, o jeito é lidar com a crise, esperar o sufoco passar e não adquirir mais dívidas nos próximos meses. Todo início de ano é uma nova oportunidade de adquirir hábitos mais saudáveis, inclusive financeiramente.

Sabendo que estes gastos sempre irão existir, não fique na ilusão de que irá evitá-los, esteja preparado para eles! Faça uma reserva durante o ano todo, elabore uma estimativa baseada nos gastos de anos anteriores suficiente para cobrir os meses de janeiro a março. Caso não tenha planilhas com controle de gasto, peça extratos bancários.

Seja cauteloso, compras desnecessárias geram dívidas desnecessárias!

Return to top of page