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Sabemos que seja positiva ou negativa, o consumidor terá algum tipo de experiência com seu produto ou serviço. Frequentemente falamos aqui sobre a importância que esta vivência seja a mais favorável possível. Nesse assunto, muito se discute o pós venda, PDV e produto, mas o principal agente é deixado de lado: o vendedor.

Quando procuramos esse profissional pensamos em alguém que faça grande quantidade de vendas, que fale muito bem, que seja muito extrovertido, mas só isso não é o suficiente. O profissional de vendas deve carregar consigo toda a identidade da empresa, pois será sempre o seu representante oficial para o consumidor.

Montar uma equipe é sempre tarefa difícil, por isso, listamos 5 aspectos para te auxiliar a montar a equipe de vendas.

  1.       Mão na massa

Manuais e apresentação de slides são ótimos, mas ninguém aprende a vender com teoria, é necessário ir à campo! Boa parte do conhecimento virá com o tempo, no relacionamento contínuo com clientes e produtos. Entretanto, seja com experiência ou sem, a prática é fundamental para fixação dos conhecimentos obtidos.

  1.       Cooperatividade

Faça sua equipe trocar de função periodicamente, assim todos conhecerão os trabalhos dos companheiros, entendendo a rotina do negócio de forma completa. Você descobrirá quais funcionários têm mais afinidades nas funções e/ ou cargos de liderança.

  1.       Faça excursões

Leve sua equipe para diversos eventos de vendas, palestras, etc. para que eles conheçam outros vendedores, em outros cenários, podendo assim aprimorar suas habilidades.

  1.    Sabe-tudo

Seu vendedor deve conhecer seus produtos e serviços como a palma da mão. E não só isso, tem que conhecer também os valores e história da empresa. É sério.

Ele deve ser capaz de representar o seu negócio como você mesmo faria, se estivesse no lugar dele.

  1.    Invista na qualidade de trabalho

Um vendedor infeliz pouco se importará com o que seu cliente irá pensar da sua empresa. Ofereça salários atrativos, benefícios, crescimento pessoal e profissional, para que seu vendedor esteja sempre motivado para realizar um trabalho de qualidade.

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