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Uma das principais ferramentas do Marketing é a análise SWOT, que em inglês significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através desta análise você observa os aspectos da sua empresa em relação ao seu macro e micro ambiente, trata-se de um princípio simples, mas que produz informações importantíssimas para sua empresa.

Com esses dados em mãos, você será capaz atingir os seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente, sabendo valorizar seus pontos fortes e aprimorar suas dificuldades. A importância dessa análise é facilmente percebida, mas pode ser difícil encontrar as respostas, principalmente quando elaboramos este quadro pela primeira vez.

Antes de aplicarmos este método na sua franquia, vamos explicar como ele funciona:

Pegue um papel e faça um risco na horizontal e um na vertical, assim você terá quatro quadros. No canto superior direito escreva “Forças”, ao lado, escreva “Fraquezas”. No Canto inferior esquerdo, escreva “Oportunidades” e do lado deste, escreva “Ameaças”.

As Forças e Fraquezas são particulares da sua empresa, ou seja, seu micro-ambiente. As oportunidades e Ameaças são fatores externos, seu macro-ambiente. Veja abaixo:

Forças

Como o próprio nome diz, aqui você deverá inserir os pontos positivos do seu negócio. Quanto maior o diferencial, mais relevante ela será para a sua análise. Principalmente os atributos que te deixam à frente da concorrência.

Veja alguns exemplos:

  • Qualificações profissionais;
  • Posicionamento de marca;
  • PDV e demais instalações físicas;
  • Reconhecimentos e premiações;
  • Qualidade de atendimento e produtos;
  • Tecnologia utilizada;
  • Outros.

Fraquezas:

Aqui, você deve inserir aquilo que prejudica o funcionamento do seu negócio. Este item pode exigir um pouco mais de esforço, visto que muitas vezes os defeitos se tornam imperceptíveis durante a rotina de trabalho.

  • Processos burocráticos e ineficientes;
  • Colaboradores sem treinamento;
  • Gestão inadequada;
  • Outros.

Oportunidades:

Aqui, você fará um link entre as suas forças e o seu macro ambiente. Quando o cenário externo fortalece seus pontos positivos, isso te dá uma oportunidade. Exemplo: caso possua um hotel e um evento na sua cidade trata grande quantidade de turistas, isso é uma grande oportunidade para seu estabelecimento. Veja mais exemplos:

  • Aumento de mão-de-obra qualificada;
  • Política do governo relacionadas ao seu negócio;
  • Aumento de poder aquisitivo;
  • Investimentos no setor;
  • Outros.

Ameaças:

Da mesma forma que o macro-ambiente te traz diversas situações positivas, também pode afetar negativamente o funcionamento do seu negócio. Recentemente, diversos setores sofreram com a greve dos caminhoneiros, e assim como todas as ameaças, o empreendedor não é capaz de saber quando isso irá acontecer. Neste item, observe atentamente toda a sua cadeia de produção.

  • Alto índice de inflação;
  • Medidas governamentais;
  • Mudança de hábito de consumidor;
  • Outros.

Esta análise pode ser aplicada em todos os estágios de uma franquia. Caso esteja pensando em abrir uma unidade, análise todos os pontos dela para verificar a sua viabilidade. Nas unidades já em funcionamento, analise seu cenário e viabilize a sua expansão e melhora. Isso pode ser feito tanto na franqueada, quanto na franqueadora.

Você deve fazer também em todos os setores da sua empresa, assim você sempre aprimorará os processos internos.

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