fbpx

Existem muitas dicas para aumentar sua produtividade, como utilizar apps de gerenciamento de tarefas, delegar atividades, metodologias ágeis, dentre outras. Mas um coeficiente comum é que elas parecem considerar apenas relações convencionais de trabalho em período integral e quando não há outras responsabilidades fora o trabalho.

Na vida real, sabemos que nem sempre as coisas são assim. Muitas pessoas trabalham em horários não fixos e fora da escala padrão 8h-18h. Além de termos outras responsabilidades como tarefas de casa e estudo, devemos considerar que nem sempre nossas atividades são repetitivas, quase sempre há um incêndio inovador para apagar.

Entretanto, não há maneira melhor do que se manter produtivo a não ser através de uma rotina saudável e eficiente. Mas conhecer os benefícios da rotina e encontrar uma maneira de cultivá-la quando sua programação é irregular são duas coisas diferentes.

Em uma rotina irregular, é importante entrelaçar sua parte de trabalho com a sua parte de não-trabalho. Pois não é só o seu trabalho que precisa de uma rotina para ser efetivo.

Comece o dia com uma lista do que precisa ser feito relacionado ao seu trabalho e fora dele, e então vá eliminando tarefas, lembre-se: é importante ter senso de urgência.

Quando se trabalha em casa, as coisas podem ficar ainda mais confusas. Caso vá fazer homeoffice naquele dia, procure iniciar sua rotina como se fosse sair, tome banho, se arrume e tome café normalmente, isso te deixa menos relaxado e mais atento, dizendo para o seu corpo “O dia começou”.

É importante ter uma rotina para trabalho. Isso significa que além de aplicar metodologia de trabalho é necessária uma estrutura para isso, ou seja, literalmente ter um espaço de trabalho somente para esse fim. Isso envolve muitas coisas como o som o ambiente, ergonometria da cadeira e mesa, tempo dedicado, dentre outras coisas relacionadas ao seu trabalho especificamente.

Apesar das dicas acima, é importante lembrar que cada pessoa possui diferentes formas de criar rotinas, isso também deve ser considerado ao elaborar o seu planejamento. A rotina, é sua.

EmpreendedorismoNegócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *