fbpx

É verdade que dois cérebros pensam melhor que um e que, se você quer ir longe, vá em grupo. Mas como tudo na vida, há dois lados nessa moeda. Quando temos dúvidas, perguntamos à um colega de equipe, quando há um novo projeto, discutimos em grupo as melhores soluções, no bolo do aniversariante de setor, fazemos uma pesquisa do sabor. São muitas decisões em grupo!

Antes que você pare de ler esse texto por achar que estou falando bobagem e obviamente há benefícios no trabalho em equipe, peço que por favor, não desista de mim! É claro que o grupo produz muitos resultados positivos, mas vamos pensar juntos em algumas questões:

  1.    Trabalho em equipe trava projetos:

Todo mundo já passou por aquela situação de jantar com amigos na qual cada um quer uma coisa, acarretando uma discussão por horas. Você sabe que sozinho teria sido mais rápido.

No trabalho há situações muito parecidas. Reuniões que poderiam ser um simples e-mail, discussões por horas a fio quando a solução havia sido apresentada logo no início.

Ás vezes, em grupo, consideramos tantos aspectos do problema, que ele até perde o sentido.

  1.    Pode gerar ideias ruins

As relações de trabalho envolvem as relações humanas e estas são bastante complexas. Por vezes, em reuniões de brainstorming ideias ruins são abraçadas apenas para não gerar desconforto e indisposição entre as partes.

Em outro cenário, as pessoas podem se deixar convencer pela retórica utilizada pelo interlocutor, quando talvez, sozinho tivesse melhores ideias e mais rápido.

  1.    Desmotiva

Todos nós conhecemos os personagens do trabalho em grupo, os mais famosos são o faz-tudo e o faz-nada. Na escola, ou na faculdade, não temos muita escolha, pois todos queremos finalizar o período de estudo. Já no trabalho, as coisas mudam um pouco de figura.

O faz-tudo no trabalho, irá se desmotivar com os encostados da equipe, pois todos levarão o crédito e o crescimento profissional ficará em último plano, retardando o crescimento individual daquele que mais se esforçou.

Além de não usufruir do potencial de cada um, você diminui a produtividade da equipe como um todo, desmotivando a todos.

A colaboração no trabalho é extremamente importante, porém não deve ser mais um daqueles casos de ultra utilização de algo bom. Lembre-se de considerar o talento e habilidades individuais dos membros da sua equipe.

EmpreendedorismoNegócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *