fbpx

CNAE, significa: Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e é uma forma de padronizar, em todo o território nacional, os códigos de atividades econômicas que serão utilizados pelos diversos órgãos da administração tributária do Brasil. Ou seja, é uma forma de identificar e delimitar as operações da sua empresa e qual segmento você está inserido

CNAE é aplicada a todos os agentes econômicos desde empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).

Casso possua mais de uma atividade na sua empresa, é necessário definir uma atividade principal, sendo aquela que gera maior valor da empresa, e então localizar o seu CNAE, sendo possível cadastrar mais de um CNAE por empresa, só tenha cuidado porque pode restringir o regime tributário. Os CNAEs estão distribuídos em uma tabela e você pode acessá-la através deste link: www.cnae.ibge.gov.br.

A partir daí, as opções vão se tornar cada vez mais específicas. Você escolherá, nesta ordem, a seção, a divisão, o grupo e, por último, a classe que melhor corresponda ao tipo de atividade da sua empresa até encontrar sua CNAE-Fiscal, que é composta por sete números.

Para escolher o CNAE da sua empresa, você deve consultar o seu contador. Ele será capaz de lhe direcionar e evitar possíveis erros. E então você irá enquadrar as atividades da sua empresa até encontrar o CNAE adequado, ou, se será necessário mais de um CNAE.

EmpreendedorismoNegócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *