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O Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios) foi criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder para facilitar a visualização geral de uma empresa. Durante muito tempo, utilizou-se somente o Plano de Negócios, que é um documento extenso e detalhado e muitas vezes acaba sendo inutilizável.

Através do Canvas, você obtém uma forma mais visual de entender a sua empresa e, além disso, torna mais fácil que seus colaboradores vejam a empresa da mesma forma que você. Muitas empresas, principalmente startups, transformam o Canvas em um objetivo decorativo do espaço operacional, acessível para todos.

O quadro é composto por diversos blocos que justificam uns aos outros. Os blocos do lado direito representam os aspectos mais emocionais do negócio, como a proposta de valor e o relacionamento com os clientes. O lado esquerdo, por sua vez, é composto pelas questões racionais, bastante ligadas às operacionalidades da empresa.

Veja abaixo o passo a passo para preencher o quadro:

  1.    Proposta de Valor

Consiste no valor que você deseja entregar aos clientes. Aqui você irá estabelecer as razões intangíveis pelas quais as pessoas se tornarão seus clientes.

  • Pense nos seguintes questionamentos:
  • Qual a necessidade que eu atendo?
  • Como eu melhoro a vida das pessoas?
  • Como eu me diferencio da concorrência?
  1.    Segmento de Clientes

Neste quadro você irá definir os públicos que deseja atender. Claro que o objetivo do empreendedor é atingir a maior quantidade possível de pessoas, mas quem quer atingir todos, não atinge ninguém. É importante segmentar seu público, definir perfis para então traçar estratégias

  • Quem são meus clientes?
  • Como posso agrupá-los? No que eles se parecem?
  1.    Canais

Aqui, você irá definir como seu produto chegará aos clientes:

  • Por meio de terceiros (distribuidores ou atacado);
  • Mediante venda direta (pela internet ou em lojas físicas);

Lembre-se: quanto mais curto o caminho que o cliente precisar percorrer até chegar a você, melhor.

  1.    Relacionamento com o Cliente
  • Como é o relacionamento que você deseja construir com seu cliente?
  • Quais serão as suas estratégias para fideliza-lo?
  • Que linguagem você irá abordar com ele?
  1.    Receitas

Este é um item extremamente importante, pois definirá como você irá obter receita.

  • Quanto seu cliente está disposto a pagar pelo seu serviço?
  • Qual é a forma de pagamento?
  1.    Recursos Principais

Partindo para questões racionais e práticas. A primeira delas é retratada no bloco Recursos Principais. Trata-se de todos os recursos que são necessários para que você possa entregar ao cliente a proposta de valor. Resumindo, é tudo que você precisa fazer para o negócio funcionar.

  • Recursos físicos: máquinas, móveis, equipamentos e local;
  • Recursos intelectuais: conhecimentos que você e seus colaboradores precisam ter para desenvolver a proposta de valor;
  • Recursos humanos: equipe necessária para executar as atividades;
  • Recursos financeiros: relacionado ao capital de giro que você precisa ter para fazer o negócio funcionar.

Defina também como estes recursos chegarão até você, seja de capital próprio, empréstimo bancário, ou outros.

  1.    Atividades Principais

Constitui todas as ações importantes e indispensáveis para o funcionamento do seu negócio. Elas vão desde às relacionadas diretamente à produção ou prestação do serviço, até às tarefas administrativas.

  1.    Parcerias Principais

Aponte aqui tudo que irá te auxiliar no funcionamento do seu projeto.

  1.    Estrutura de Custos
  • Minha proposta de valor atende ao segmento de clientes?
  • Os canais escolhidos são capazes de entregar as propostas de valor?
  • Tenho fornecedores e parceiros capazes de me entregar os recursos e atividades necessárias para o funcionamento do negócio?

·         As receitas do negócio serão suficientes para cobrir os meus custos?

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