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Uma câimbra muscular é uma contração involuntária e forte de um músculo. Estes podem durar apenas alguns segundos ou até 15 minutos – e eles geralmente atacam nas coxas, panturrilhas, pés, braços, mãos, abdômen e ao longo das costelas. Apesar de seu nome, cãibras musculares não são um problema muscular, eles são um problema nervoso. Seus músculos só contraem quando o seu sistema nervoso manda, e envia esta mensagem para o músculo alvo (ou músculos) através das células nervosas chamadas neurônios motores. Quando seu sistema nervoso dispara esses neurônios motores mais rápido do que o normal, você acaba com cãibras musculares.

Existem dois tipos comuns de cãibras musculares: as noturnas e as associadas ao exercício. Ainda que a dor seja a mesma, seus gatilhos são diferentes.

Câimbras noturnas podem atingir qualquer pessoa, mas algumas pessoas são mais propensas a elas do que outras, como: mulheres grávidas, crianças, pessoas com perturbações nervosas e pessoas com mais de 50 anos de idade. Um estudo aponta que cãibras noturnas podem ser sazonais: os sintomas de cãibras no pico do verão são mais ou menos o dobro do que no meio do inverno. Embora os pesquisadores ainda não saibam por quê, Garrison – que era o principal investigador do estudo – especula que pode ser que os nervos estejam tentando se regenerar para compensar os neurônios perdidos. “É concebível que a fisiologia humana tenha alguma sazonalidade, e talvez façamos mais crescimento e reparos no verão, quando os recursos geralmente são mais abundantes”, diz ele.

Alongamento antes do exercício provavelmente não impedirá que a ocorrência de cãibras. Então, caso isso ocorra durante o treino, a melhor maneira de se livrar dela é alongar o músculo, “o que, infelizmente, é exatamente o oposto que você quer fazer, porque dói fazer isso”, diz Garrison.

Para evitar este incômodo, verifique a intensidade do seu treino, principalmente se estiver ocorrendo câimbras com maior frequência ou se você é mais propenso à tê-las. A desidratação também pode torná-lo mais vulnerável a cãibras musculares no meio do treino, especialmente se você estiver se exercitando no calor. Beba muitos líquidos ao longo do dia e até mais enquanto faz exercício.

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