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Todo produto ou serviço possui uma curva de adoção do mercado. Isso está relacionado as fases pelas quais o produto passa pelo consumidor. Veja abaixo um exemplo mais claro:

Essa curva é dividida em etapas:

  • Innovators: Apesar de serem os primeiros, possuem pouca influência no público geral. É aquele cliente que, apesar de conhecer um produto super interessante, não vai contar a ninguém sobre ele e irá guarda-lo só para si.
  • Early adopters: São o sonho de toda empresa. Presentes na primeira curva de vendas, eles têm grande respeito em seu meio intelectual e irão influenciar muitas outras pessoas na compra.
  • Early Majority: Aqui está o seu pico de vendas, onde seu produto está maduro e chegará nas massas. Estes consumidores, diferente dos anteriores, só irá adquirir seu produto após muita influência pois não querem correr riscos.
  • Late Majority: Ainda mais receosos que o grupo anterior, este grupo irá efetuar a compra quando tiver plena certeza seu produto não possui nenhum risco. Trata-se de um público conservador e um pouco resistente à mudanças. Neste estágio, você deverá lucrar o suficiente para cobrir seus investimentos.
  •         Laggards: São consumidores altamente reservados. Possuem alta resistente à compra de novos produtos e isso pode estar relacionado à diversos fatores, como idade, cultura, dentre outros.

Essa curva demonstram as fases, mas não necessariamente configura um passo a passo. Isso porque, num lançamento de produto, nem sempre há a aprovação e ele pode “morrer” antes de atingir a Early Majority se tornando apenas um produto alternativo extremamente “nichado” e pouco lucrativo.

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